Voltaire e a liberdade

5 03 2009

dummy_imprisoned

“Desaprovo aquilo que diz, mas defenderei até a morte o teu direito de dizer”

Voltaire, escritor, filósofo e poeta francês, teve um importante papel na filosofia.

Seus escritos polêmicos encontraram sucesso imediato nos salões nobres de sua época, alguns, contra o regente francês causaram sua prisão na Bastilha.

Sua filosofia lutava a favor da liberdade. Posicionava-se contra a a intolerância religiosa, a falta de expressão, idéias políticas, filosóficas e científicas livres.

Voltaire via a filosofia com um importante papel na busca e no encontro de respostas, para isso, seria imprescindível a liberdade do pensamento e expressões, sendo para ele, a única forma de se chegar a conclusões mais profundas e coerentes.

Quais são os objetivos da empresa que você criou ou administra?

Estou indo além do contrato social… questiono suas intenções no despertar diário, no dedicar de horas de vida direcionadas para seus negócios, no abrir mão de familiares, amigos, eventos, lazeres, ócio.

Respondendo a essa questão, talvez você valide com mais lucidez seu papel no administrar de seu negócio, bem como o papel que oferece no contexto social onde se apresenta, os impactos que produz, interferências econômicas, etc…

Ter um objetivo consciente é fundamental na continuidade e sucesso de seu empreendimento. É através de onde sua força permanecerá, produzirá, insistirá, seja em momentos de crises ou dificuldades e quando obstáculos imponderáveis surgirem.

Em uma ocasião, prestei consultoria para um empresário com uma boa visão teórica de seus empreendimentos, na abertura de opiniões e melhorias.

Em uma manhã, quando nos reuníamos em um momento onde todos estavam chegando a seus postos, um funcionário que era tido como competente, ao chegar e passar por sua sala o saudou dizendo:

- Bom dia Seu Fulano…

Naquele momento, a expressão do “Seu Fulano” se transformou e com um olhar enfurecido, de extrema reprovação, respondeu:

- Seu Fulano não, Dr. Fulano e outra coisa, o Sr. está demitido.

Essa foi a reação do empresário que em teoria buscava meios para melhorar sua empresa, deixando a mim e ao funcionário atônitos pela intempestividade irracional de um gesto de orgulho descabido onde o incentivo a idéias e a liberdade para expressá-las, na teoria, seriam valorizados.

Seu título vale mais que sua empresa?

Seu funcionário competente vale menos que seu orgulho?

Quanto sua empresa investe em incentivos para gerações de idéias?

São oferecidas premiações, bônus, benefícios para os que se propõe a dar uma solução produtiva ou oferecer uma idéia coerente?

A questão nesse caso é, não importa a quantidade de incentivos que você oferece se o bloqueio for você ou um chefe do funcionário pensante.

Quando não há liberdade de expressão as idéias não surgem, as opiniões se omitem, as observações se escondem, os objetivos divergem, os incentivos a nada e a ninguém incentivam.

E, ao contrário, em um ambiente onde não haja benefícios materiais diretos mas que cultive o exercício do livre pensar, onde as opiniões são compartilhadas e promovidas, o ambiente se estrutura, cresce, se aperfeiçoa.

Se você tem um funcionário em determinado setor, parta do pressuposto que este  conhece bem o trabalho que realiza, ou não o mantenha lá. Se ele realmente conhece o que faz, suas opiniões devem ser permanentemente bem vindas, ainda que pareçam ilógicas, merecem ser ouvidas… executadas quando viáveis e quando não, explicadas com parcimônia e respeito o porque de sua não adesão.

Se você encontrou a resposta para o sentido de manter-se empresário, acredito que buscará melhorias, convicto que tais ações vêm com realizações bem planejadas e executadas, idealizadas por você ou quaisquer de seus parceiros na condução do negócio.

Defenda, como Voltaire, a liberdade de dizer sem reprovação ou pressão, com pensamentos livres, leves e objetivos.

Quanto ao “Dr. Fulano” que citei acima, anos se passaram e soube que perdeu tudo o que tinha, você saberia me responder por quê?

About these ads

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: