O que é sucesso profissional?

23 07 2009

Sucesso

Quando você vê um aluno na escola que se destaca desde sua infância e é, por todos, considerado como muito inteligente, qual seria o futuro profissional dele?

Muitos responderiam que é ter uma carreira muito bem sucedida… Isso é verdade mas o ponto é, o que é ser bem sucedido?

Alguns pensam que o sucesso vem com uma profissão onde se ganha muito bem, gera reconhecimento em seu círculo social, possui diversos subordinados na hierarquia de sua empresa e possibilita ter altos rendimentos.

Claro que esse questionamento não se resolve com um post. A resposta para ter o sucesso passa por diversas vias e percursos, muitas vezes inesperados, inimaginados e, em certa medida, aleatórios, além de individuais, mas minha intenção é apenas gerar reflexão.

Conheço profissionais muito bem sucedidos que fazem de suas profissões oportunidades e meios para viver uma vida melhor, mais saudável, com confortos e tranqüilidade.

Outros, com carreiras similares, tornam-se reféns de seus status e com vidas extremamente agitadas e estressantes não escolhem outra alternativa que não seja a de ir mais e mais além, por razões irracionais e respostas inconscientemente condicionadas.

Todos, é claro, precisamos ter o mínimo acesso às necessidades básicas, ainda que as necessidades básicas difiram e as expectativas acompanhem.

Mas é possível determinar que necessidades não são regidas e nem estão relacionadas à moda, novos lançamentos tecnológicos ou a campanhas publicitárias.

A partir de um planejamento inicial, você pode traçar uma referência que será a base de seu trabalho e vida profissional, leia um pouco sobre isso em Pitágoras e o Planejamento.

Os profissionais realmente bem sucedidos são os que alcançam a felicidade em suas profissões, encontram brechas em seus mercados, tem prazer no seu dia a dia, agem de acordo com suas verdades, sem mascarar necessidades e seguir a maré da imposição social.

Quero com isso dizer que não importa o seu nível dentro da empresa, ou o trabalho que executa, saiba, apenas, se dedicar com consciência e bom empenho em tudo o que fizer.

Se o trabalho que você executa hoje não é o que sonhou, direcione sua vida e planeje o amanhã para alcançar o idealizado.

Se já é, saiba colher o melhor fruto disso, aproveitando tudo o que de melhor te oferece.

Tenha convicção, mais que status e rendimentos astronômicos, o sucesso está muito mais relacionado ao seu bem estar pessoal, no crescimento intelectual e nos fatores geradores de tranqüilidade para a vida.

Assim como é impossível viver com dinheiro de menos e isso causa angústia e traz preocupações, o dinheiro em excesso pode gerar os mesmo problemas se você não estiver preparado e não souber como gerir tal situação.

A inteligência está em encontrar os melhores meios de ter uma boa qualidade de vida, seja em que área for.

Com criatividade e capacidade, qualquer profissão é bem sucedida, gera bons resultados e proporciona os rendimentos ideais.

Ainda que vivamos em um país que não proporciona estabilidade financeira à maioria, esse é justamente o ponto, incentivar e canalizar sua inteligência para alcançar o sucesso, encontrando o melhor percurso para isso.

Você busca satisfação pessoal ou reconhecimento de terceiros?

Você quer ter sucesso, realmente, pela profissão que executa ou para você o sucesso está relacionado a dinheiro? Por quê?

Qual a importância e o que proporcionaria, ou proporciona, a riqueza em sua vida?

Vale a pena dar uma lida no que dizia Epicuro para refletir sobre sucesso…

Entenda que não “prego” a abstinência material, mas incentivo a reflexão racional, o exercício do pensar em seus melhores caminhos e ver que o rumo que você segue talvez não seja o que tenha escolhido, o que fazer então para mudar isso?

Faça um exercício, veja quais benefícios têm recebido e o que isso te possibilitará no futuro, reflita para onde sua carreira está te levando, como profissional, em sua posição individual e coletiva.

About these ads

Ações

Informação

2 respostas

10 10 2009
Marcos Fernandes Miranda

Gostariamos de saber se poderemos inserir essa ilustração da chave em cima da palavra SUCCESS, que achamos muito interessante,em um trabalho que iremos publicar sobre PÓS-GRADUAÇÃO E MBA EM MINAS GERAIS, em um jornal de Belo Horizonte.

10 10 2009
Leonardo Siqueira

Olá Marcos, sem problemas, pode usar em seu trabalho a foto……obrigado pela visita!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: