O real e o ideal

Real e Ideal

Qual a idéia que você tem sobre você próprio?

Plato-raphaelO filósofo Platão desenvolveu a teoria das idéias, onde afirmava que as idéias são realidades por si mesmas, existentes em um mundo separado, mas real, por exemplo, ainda que existam diversos tipos e modelo de carros, sabemos quando vemos um, são, independente do que parecem. Se quiser, leia esse meu outro post sobre Platão.

Se você encontrar um cachorro sabe reconhecer, quer seja um Chiuaua, ou um São Bernardo, que os dois são cães, independente da forma e tamanho.

Assim, também são empresas.

Você reconhece uma, seja no fundo do quintal de uma casa, ou uma Petrobrás.

Nós formamos nossos conceitos de acordo com determinadas características que nos fazem ter a concreta noção do que é, ou deixa de ser, certa idéia. Mas e quando nos referimos a nós mesmos?

Aqui, começa uma série de confusões que não nos permitem enxergar com os olhos da realidade, pela distorção de nossas projeções.

Muitas vezes não nos aceitamos como em realidade somos e daí tentamos nos transformar e sermos mais próximos do idealizado, assim, usamos roupas da moda, temos o carro que impressiona ou tentamos parecer com aquele ator ou atriz.

No trabalho não é diferente, criamos modelos e seguimos suas práticas acreditando que podemos colher os mesmos resultados dos que “seguimos”, o que nunca é realidade.

Você pode ser um excelente profissional, mas nunca será exatamente como aquele que acompanha, ainda que seja melhor, ou pior, diferenças sempre existirão.

Sua empresa nunca será exatamente como aquela que se espelha, algo será determinante para que vá por um novo caminho e sua estrada, particular e individual será construída.

O que é real e o que é o ideal?

As vezes, para mascarar a realidade, projetamos situações que estão longe de serem reais, simplesmente na intenção de que um dia sejam assim.

Conheço o caso de uma multinacional que está na cidade de Indaiatuba e que serve para ilustrar o tema.

Considerados uma empresa modelo, com administração moderna e profissionais atualizados, orgulham-se de permitirem que os seus funcionários tenham contato com a diretoria, propagam e disseminam a cultura de que são uma empresa acessível, aberta e sem barreiras… essa é a idéia, mas e a realidade?

A realidade é que os funcionários não têm acesso à “alta hierarquia”, como costumam dizer em seus corredores… se um profissional da produção tem alguma idéia ou sugestão, prefere se calar já que terá que dizer a um líder, que dirá ao supervisor, que repassará para a gerência e ai vai…

Quando existe alguma festa ou comemoração, os diretores estão nas portas, sorridentes para os familiares dos funcionários, mostrando união, receptividade e acessibilidade.

A empresa permanece impecavelmente limpa, estritamente organizada e a toda prova, apenas quando os diretores internacionais vêm em visita.

Essas são algumas das práticas executadas ali dentro, que obviamente, jamais serão divulgadas e por que acontecem?

Porque o real, nem sempre é o ideal.

Eles sabem que esta não é a maneira ideal, mas a forma como se estruturaram não permite alterações simples sem grandes traumas nos profissionais que integram a diretoria, assim, se convencionou manter, ainda, uma administração ultrapassada já que “bons números” atestam tais comportamentos.

Mascarados de disciplina, tais comportamentos sufocam os profissionais e fazem com que este seja apenas um local “profissional”, sem nada pessoal, o que angustia, cansa, esgota e impede melhor produtividade.

Um dia terão que se adaptar ou ficarão para a história.

Em um momento, toda empresa e profissional terá que agir conforme diz que age, ter em suas atitudes reais o que idealiza em seu comportamento e passar a se portar como o profissional modelo dele mesmo.

Entre idéia e realidade, fique com a primeira para praticar a segunda.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s