Preço x Valor

Hoje, quero escrever a respeito de um tema, baseado em um questionamento de uma empresa à qual presto consultoria.

Quanto vale um pedaço de corda?

Provavelmente o preço é muito baixo, mas o valor que pagamos está sempre de acordo com a nossa necessidade, por exemplo, se você estivesse em um edifício incendiando e a única alternativa para a sua salvação fosse essa corda, não seria ilógico oferecer todo teu patrimônio por ela.

O incêndio representa as condições que nos impõe o mercado e o desejo e/ou necessidade são as lógicas que movem a nossa referência para avaliar um produto.

Uma caneta pode valer menos de 1 real, um relógio menos de 100, uma calça não mais que 100, isso se não tivermos como referencia empresas como Mont Blanc, Rolex e Armani.

Essas empresas não têm como objetivo vender seus produtos em grandes quantidades, ao contrário, isso seria a popularização de seus produtos e a antítese de todo o conceito que foi trabalhado ao longo de suas existências.

As campanhas de marketing que estas empresas desenvolvem não têm como finalidade mostrar o seu produto como concorrente dos principais, sim, vender a sua marca como um símbolo de status para os compradores que poderão usufruir deste beneficio enquanto usarem seus produtos.

A questão é vincular imagens aos desejos inconscientes, é trabalhar necessidades de nos sentirmos mais e melhores, alcançadas com a posse de determinado produto.

Existem sempre duas opções em qualquer negócio:

1. Popularizar o produto diminuindo o preço e tendo lucro na venda em grandes quantidades.

2. Criar um conceito único, que a longo prazo pode oferecer seu produto por um valor maior, se preocupando mais em ter um marketing eficiente que garanta a preservação da sua marca e menos com o número de produtos vendidos.

Existe uma série de cálculos para se encontrar o preço do produto que será oferecido, tendo como base todos os custos produtivos, mas o que definirá o valor será o público com o qual se trabalha.

Portanto, mais que se preocupar com o preço que será vendido o seu produto, preocupe-se em definir qual o valor que ele tem para o consumidor que você deseja conquistar.

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