O Incentivo do Renascimento

uffizi-pioggia

Durante aquela noite as ruas geladas anunciavam que o inverno rigoroso de temperaturas negativas ainda estava presente.

O silêncio imperava nas vielas apertadas, fazendo-se ouvir de vez em quando um solitário artista que ressonava seu instrumento, para ele próprio.

Tudo naquela cidade era magnífico. Sua suntuosidade se exprimia em cada canto observado, cada obra exposta, Florença, quase no centro da Itália, foi o centro cultural e político durante alguns séculos, tendo seu ápice a partir do século XV.

Sua influência se estendeu por toda a Europa, sendo até hoje considerada a cidade que detêm o maior tesouro artístico de toda a humanidade.

Tudo isso se formou, com o forte poder da Família Médici, tendo no seu patriarca Lourenço de Médici, banqueiro e político italiano, a mola impulsora de uma história que permanece por séculos.

Médici oferecia os jardins de seu palácio e ainda patrocinava Michelangelo para que pudesse trabalhar livremente com suas esculturas.

Além dele, nomes como Dante Alighieri, Maquiavel, Leonardo da Vinci, Galileu, Botticelli, Rafael (o pintor da imagem, na entrada deste Blog) e tantos outros, têm suas origens ou passagens na cidade de Florença.

Podendo respirar um pouco deste ar histórico e tão motivador, busquei respostas de como uma cidade pode se construir com toda essa força e ter ao seu redor, tantos nomes importantes.

Claro que os tempos eram outros, a sociedade, os mecanismos políticos e sociais tinham outras aplicações, mas algumas lições podemos usar também atualmente.

Grandes nomes foram formados pois tiveram a possibilidade de receber apoios e incentivos de pessoas que neles acreditavam, todos os personagens que citei acima, não teriam tido nenhuma influência na nossa história se de alguma forma “alguém” não os tivesse descoberto e apoiado.

Atualmente, como antigamente, é decisivo para as empresas ter em suas equipes profissionais motivados, treinados cada vez mais e com a possibilidade de extraírem o que de melhor possuem.

Essa cidade italiana pode atestar isso em cada rua, deixado na história marcas de seus trabalhos.

A descoberta de talentos, o incentivo deles, bem como a melhor aplicação de suas forças em conjunto, gera e mantém riqueza, seja de idéias como de produtos.

As empresas líderes sempre foram as que possuem o maior número de profissionais competentes e bem motivados em suas equipes.

A direção de uma empresa tem que ser composta tendo como maior preocupação ter líderes que possam incentivar seus profissionais.

A lógica é simples, empresas fortes absorvem cada vez mais profissionais para que o seu crescimento seja permanente e saiba dirimir eventualidades.

O incentivo e motivação a competentes profissionais deu resultados em todos os séculos, seja em pequenas, médias ou grandes empresas, assim como em históricas cidades, como a bela Florença.

florenca1

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s