Popper e a busca da verdade

karl_popper2

“Cada vez quem uma teoria te parece ser a única possível, veja como um sinal que você não entendeu nem a teoria nem o problema que se pretendia resolver”

Essa frase acima é de Karl Popper, um filósofo recente, morreu em 1994 e foi considerado um dos mais influentes do último século.

Popper cunhou a expressão racionalismo crítico para descrever sua própria aproximação à filosofia.

Criou o termo “falseabilidade” para designar que em princípio toda teoria é falsa, a saída então é comprovar sua veracidade.

Usava um exemplo. Ao ver um grupo de cisnes brancos a tendência é que achássemos que todos os cisnes existentes, são brancos.

Para ele é uma afronta a lógica já que, como lemos no método socrático, as regras têm exceções e supor que se pode passar de uma série de constatações singulares para verdades universais, existe uma grande diferença.

Para isso, temos como obrigação observar todas as teorias encontrando seus pontos falhos, fortalecendo-as ou destruindo-as.

Será que aquele teu projeto é bom?

Aquele trabalho que está realizando, tem coerência?

Todas as idéias partem de seres limitados, portanto tem falhas e fraquezas, guardam, em sua essência, diversos pontos fracos pois herdam, “geneticamente” nossos limites.

Essa, ao contrário do que muitos pensam, é uma boa notícia.

Descobrir as fraquezas do que você criou é a única forma para fortalecer sua idéia, ou desistir dela.

Parta do pressuposto que sua idéia não é a ideal já que terá pontos fracos.

Esmiúce a fundo, mergulhe em todos os seus pontos, veja por todos os ângulos onde irá encontrar falhas, sem tentar minimizar ou ocultar os erros, ao contrário, encontre soluções, aprofunde, fortaleça e crie uma idéia, um projeto ou uma realização que possa sobreviver as tempestades porque sua estrutura é sólida.

Seja em um projeto, seja em uma empresa, tudo contém pontos fracos e é a tentativa de minimizar, para fortalecer, que devemos buscar incessantemente.

Quando o setor comercial não avança, o marketing que não cria nada tão novo, ou a produção permanece estagnada sem progressão e estática, existem limites mais pelas idéias que pelas ações em si.

TODOS os setores de sua empresa podem expandir, sem exceção, resultados progressivos constantes devem ser buscados com consciência e não com a pressão típica de quem não sabe coordenar e sim impor.

Todos os profissionais devem se reunir constantemente no intuito de reciclarem suas idéias, renovar suas práticas, encontrar, permanentemente, soluções criativas e que serão decisivas no progresso do seu setor.

Ainda que a totalidade seja inalcançável, nosso trabalho deve ser de nos aproximar ao máximo dela, a cada dia, sem a ilusão de que o que você criou é inquestionável.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s