George Soros: A visão de um capitalista sobre o capitalismo

800px-assorted_united_states_coins

Um dos investidores mais bem sucedidos em todos os tempos na história das aplicações financeiras é George Soros.

Considerado por muitos como mero especulador, para outros é um gênio das finanças.

Soros têm na base de suas ações a filosofia, foi aluno de Karl Popper, que o influenciou fortemente com as teorias da “Sociedade Aberta”.

Entre seus diversos livros, trata de conceitos de desequilíbrio dinâmico e estático, das crises do capitalismo e os seus limites.

Afirma que o atual sistema de especulação financeira deixa em grande perigo os países subdesenvolvidos.

Para ele, muitos problemas recentes que enfrentamos nas sociedades vêm do que intitula como “fundamentalismo do mercado”.

Acredita que o capitalismo deveria ser uma economia mista, regida por uma forte figura central reguladora de mercados internacionais e que tivesse como finalidade corrigir as distorções causadas pelos excessos individuais, uma idéia que se tivesse sido formada antes, não teríamos vivido essa crise.

Soros define uma diferença entre ser um operador no mercado e o trabalho que desenvolve para mudar as regras que os operadores devem seguir, um grande contraste em suas atitudes que, segundo ele, criariam um mercado mais seguro, ainda que tivesse perdas financeiras por isso.

É acusado por alguns de ser o responsável por múltiplos desastres financeiros na Inglaterra, Leste Europeu, Tailandia, etc…em resposta a isso, diz que age em duas frentes, como operador aceita participar dos riscos que o mercado oferece, ainda que visualize perigos e desastres, aceita ser mais um dos jogadores que participam do jogo, como ele é, ainda que queira mudar suas regras.

É um contraste inusitado ver quando um dos maiores jogadores do sistema é um de seus maiores críticos, apontando suas falhas e mostrando quais seriam os caminhos mais seguros para seguir.

Acredito que Soros tenha uma das mais lúcidas visões sobre o que o capitalismo nos oferece, seus interesses e fragilidades.

Essa crise que o mundo sofre não foi apenas originada pela perda de bancos que ofereceram dinheiro sem as devidas precauções, como muitos afirmam.

Existem interesses muito maiores, ganhos astronômicos onde poucos privilegiados participam em detrimento de muitos outros que perdem.

O sistema permite e é frágil propositadamente para que alguns se beneficiem diretamente disso, independente dos estragos causáveis.

Para mim, Soros deve ser um exemplo entre saber separar com consciência os seus interesses de suas práticas.

Quero, com isso, dizer que muitas vezes você está dentro de um trabalho e se preocupa em defender com unhas e dentes as práticas que realiza, ainda que veja falhas e inúmeros erros.

Estar em um trabalho e encontrar falhas é a tentativa de melhorar o que você realiza, não entra ai hipocrisia ou demérito.

Existem alguns pontos importantes, o primeiro é saber que ainda que você faça parte de uma estrutura e participe de suas práticas, em tudo há falhas, daí como um profissional competente teus atributos devem ser direcionados para a resolução de tais fraquezas.

Outro ponto importante é saber ter a diplomacia necessária para ser um crítico bem vindo e não um acusador insuportável.

O fato de encontrar falhas é com a finalidade de buscar soluções e não trabalhar insatisfeito, acusando a tudo e a todos, sendo intolerante e intratável.

O sistema capitalista tem inúmeras falhas assim como sua empresa também tem, buscar erros com a premissa de impor acertos é a prática que todos devemos ter, sabendo agir com sabedoria, temperança, comedimento e respeito ao que está ao teu lado.

Anúncios

Um comentário sobre “George Soros: A visão de um capitalista sobre o capitalismo

  1. Se procuramos a ingrata missão de achar falhas no mercado financeiro, obviamente a primeira coisa a ser feita é lucrar encima, para depois colher os louras da descoberta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s