Limonada mal preparada

limonada-mal-preparada

Quando algo sai errado, uma falha está inevitavelmente implícita, seja ou não visível, perceptível e óbvia.

Gosto muito de sucos naturais.

Aprendi, com minha mãe a fazer limonada no liquidificador, com casca e tudo, alcançando um excelente sabor, se preparado na medida certa.

Uma das vezes que preparei, senti que ela tinha ficado extremamente amarga.

O limão tinha um tamanho padrão, era novo, adocei na medida certa, usei a mesma quantidade da água de sempre, onde estava o erro?

Por mais que eu tentasse justificar dizendo, eu não errei, o fato era evidente, algum erro havia sido efetuado, denunciado pelo sabor amargo.

Um pequeno desvio na conduta padrão acarreta em falhas que se manifestam, ainda que desconheçamos onde esteve a nossa falha.

Realizo, há alguns anos, consultoria para empresas deficitárias.

São negócios que tem em sua estrutura falhas que, por sua vez, geram novas e maiores falhas, através de um efeito cascata, o desastre é inevitável, a não ser que medidas sejam tomadas e a sutura seja realizada.

É comum entrar em empresas onde o empresário não pode mais saborear sua limonada, mas insiste, em dizer que não houve erro no preparo e seu sabor deteriorado é obra de um acaso ou da aleatoriedade mercantil.

Nietzsche via com bons olhos as situações difíceis que enfrentamos. Derivava dos erros as melhoras, acertos e formações em cada passo da evolução, sendo assim, não tentava escapar deles, ocultando-os ou ignorando-os.

Quando um erro é diagnosticado e sua resolução torna-se imprescindível, devem ser deixadas de lado posturas defensivas ou acobertamentos emocionais.

Não estão sendo avaliadas suas incapacidade ao errar e sim, sua capacidade em solucionar.

A busca para a solução dos problemas passa por diversos questionamentos.

De perguntas específicas e isoladas à filtragem de observações dispensáveis e, ainda, o sublinhar de posicionamentos pertinentes. Para isso, a investigação sob o prisma da filosofia é sempre bem vinda quando devemos responder, mas antes mesmo disso, devemos saber o que perguntar.

Todas as empresas tem falhas em suas estruturas, das menores e mais inexperientes às maiores e tradicionais, portanto não se sinta pessoalmente atacado quando uma falha de seu negócio for encontrada e, ao contrário, veja uma razão para progredir nessa questão.

Para que você possa construir algo concreto, não se esqueça que por mais que existam falhas, estruturas sólidas são formadas apenas através de um alicerce compatível com a massa a ser suportada, sendo assim, entre nas bases de seu negócio para garantir o sustento necessário.

Não é pessoal quando disserem que sua limonada não está boa, falhas em posturas e atitudes que determinam o sucesso, fatalmente amargam sabores, tornando-os inviáveis.

Quando o que nasceu para ser um refresco, torna-se de difícil ingestão, a falha deve ser encontrada.

E, quanto a minha limonada, para que não amargasse, a solução era simples, eu precisava apenas bater menos….

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s