É possível planejar sem erros?…Stephen Hawking

Planning

Stephen Hawking, um dos maiores físicos da atualidade, acredita que jamais poderemos prever o tempo com exatidão, já que inusitados efeitos naturais sempre ocorrem em nosso espaço.

Quantas vezes nos programamos para viajar e tomamos nossas decisões de acordo com a previsão do tempo?

Ou aquele esperado final de semana, que é antecipadamente alterado por ter sido frustrado por uma previsão inversa a que esperávamos?

Ainda mais frustrante é constatar que a previsão estava errada, o previsto não se confirmou e o tempo teria nos permitido… deixamos assim, de fazer o que havíamos planejado.

É verdade que com a utilização de tecnologias atualíssimas as previsões são cada vez mais certeiras, mas se não chegaremos jamais aos 100% de segurança, como desprezar a possibilidade de erro?

Hoje em dia é muito comum vermos pessoas movidas a certezas, fracas e carentes, mas baseadas em querer, precisar..”eu acredito, porque preciso…” “eu vou conseguir, porque tenho que…”

Não tiro o mérito dos ousados.

Acreditar em suas realizações e lutar por elas é um princípio que deve, sempre, ser aplicado… mas por que não com mais solidez?

Embasar suas crenças e objetivos em sólidas estruturas é sempre mais prudente e te dará muito mais chances te alcançar o que deseja.

Isso significa que você poderá perseguir seu alvo, ainda que ele desvie o seu percurso.

Quando é elaborado um planejamento e as coisas não saem como pensamos inicialmente, temos que alterar nossa rota e ter planejado, também, situações como essas… e saiba, as coisas nunca saem como planejamos inicialmente, tenha isso em mente em todos os seus planos.

Um general é vencedor não apenas porque conduziu seus soldados e venceu o inimigo e sim porque soube, antes, se preparar, se posicionar, conduzir e quando viu que o oponente se moveu em direção contrária a que imaginava, não se surpreendeu e soube agir com naturalidade na execução alternativa de seu plano.

São inúmeros casos onde empresários, ou setores de uma empresa, fazem um planejamento de uma ação, traçando metas e antecipando os resultados que obterão com determinadas atitudes… muitas vezes, realmente dá certo, outras vai além do esperado, mas e o efeito surpresa? E quando a previsão do tempo não se confirma?

Planejar é antes de tudo um exercício de lucidez, de posicionamento estratégico, de ações perseguidas com um alvo visualizado.

Ninguém planeja sem um alvo.

Já que o alvo é o cerne da questão, aceite variações, aceite mudanças, re-posicionamentos sem alterar o foco e desestruturar-se.

Reposicionar os profissionais é viável e muitas vezes necessário.

Seu teu objetivo é coerente, insista e reposicione-se quantas vezes necessitar.

Não se frustrar com mudanças “climáticas” é a postura mais coerente para que você possa alcançar seu objetivo, que nos diga o meteorologista que sabe que poderá errar a cada previsão…mas e amanhã? Ele tentará novamente…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s