Brasil, o país do presente.

brasilia

Por quantos anos escutamos a frase “O Brasil é o país do futuro?”

Gerações se foram, outras chegaram, profissionais esperaram, se cansaram, ainda outros ironizaram e a frase, repetita permanentemente, nunca se concretizava, afinal, de que futuro falavam? E em que o Brasil se destacaria?

Com uma imensa riqueza e variedade em recursos naturais, aos poucos, vimos que sem boa administração e boa vontade isso de nada valeria, veja o exemplo do Japão, uma potência mundial em um território tão pequeno.

A corrupção que por tantos anos assolou e, ainda assola o nosso país, tem dado sinais de melhora.

Os eleitores, mais conscientes, têm escolhido candidatos mais preparados e eliminado a maioria dos corruptos de carteirinha.

Empresas como a Petrobrás têm crescido e após inúmeras valorizações, hoje, está entre as 10 maiores empresas do mundo, isso sem citar a Ambev, Sadia e Perdigão, Embraer e ainda a Gol que foi exemplo mundial de inovação e boa administração, enfim, o Brasil chegou ao futuro.

Hoje, renomados economistas do mundo todo, após acompanhar a forte crise que fez com que grandes potências se abalassem, enquanto o Brasil permaneceu imune, voltam seus olhos para nós e nos valorizam como jamais antes.

Somos, enfim, uma estrela em ascensão e um país respeitado economicamente.

Aprendemos com os erros do passado, eliminamos a inflação, nos modernizamos, nos atualizamos, a corrupção já não é vista como prática aceitável e nos posicionamos entre grandes líderes.

Em meio a grande crise, temos um risco-país abaixo da média dos países emergentes.

É claro que temos muito que melhorar, a burocracia ainda é inaceitável, uma barreira instransponível e desanimadora. Temos diversas dificuldades que ainda são resquício de uma política arcaica e anti-econômica, mas acredito que as mudanças positivas estão ocorrendo.

Aprender com erros passados, olhar a prática dos vencedores e elaborar estratégias sólidas para se estruturar e se preparar para a dificuldade são lições que dão certo no Brasil e na sua empresa.

Desenvolva estratégias de crescimento, invista nos setores mais frágeis de sua empresa, fortalecendo-se, apóie os mais fortes, contrate bons profissionais e esteja cercado de um ambiente de boas idéias, saudável e produtivo.

Veja que surpresas boas acontecem e o eterno país do futuro, finalmente chegou ao seu tempo…

Quanto ao seu negócio, é um negócio de futuro? Então prepare-se desde já que o futuro pode chegar rapidamente…

Anúncios

2 comentários sobre “Brasil, o país do presente.

  1. Olá Leonardo,

    Muitas das coisas que penso e que às vezes escrevo se identificam muito com seu ponto de vista. Concordo que o Brasil é o país do presente. Isto é notado em muitas declarações ao redor do mundo, presença e representatibilidade… enfim, deixamos de ser meros coadjuvantes. Concordo com o comentário do Paulo. Existem 2 países dentro do nosso, porém, agora o país tem projeto não somente no papel, mas encaminhando. Seria impossível solucionarmos de uma vez todos os problemas que carregamos desde nossos primórdios, porém eu com meus 25 anos já vi grandes diferenças e faço minha parte no crescimento do país. Polícas partidárias à parte, acredito muito em um país mais justo, menos desigual e brasileiros de todas as partes do país mais unidos.

    Seguirei acompanhando suas abordagens… recém li o post sobre a burocracia.

    Abraço

  2. Olha só, esse é o primeiro Leonardo que entra pra comentar aqui no Blog….rs
    Obrigado pelo seu comentário e você tem razão, o país tem mudado, muito, melhorado, em parte pela pressão popular, outra pela noção crescente da boa política e ainda, pela imposição dos mercados, já que ou o Brasil se moderniza, ou “quebramos”…
    Vejo mudanças, mas não no ritmo que precisamos, espero que isso se altere e que não fiquemos pra trás na corrida com os outros, o que geraria ainda mais dificuldades sociais…
    Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s