Olhe para o mundo!

Mundo Pintado

Por que você não desenha um novo mundo para os seus negócios?

Você já percebeu que o mundo diminuiu?

As distâncias já não são mais as mesmas.

Hoje, com toda a tecnologia, não é algo astronômico viajar de avião para qualquer país.

Caso você não possa ir, enviar um simples e-mail ou fazer uma chamada por Voip te facilita a vida, por preços mínimos.

Isso todos sabemos, mas se o acesso ao mundo é fácil, por quê você não internacionaliza seus negócios?

Nessa maré, empresas entram em todos os mercados e globalizam suas linguagens, criando necessidades mundiais, suprindo carências de várias culturas; Nesse contexto, o Brasil, aos poucos, torna-se uma vitrine para importantes indústrias internacionais que vêem em nosso mercado uma opção lucrativa e vantajosa, assim, o fluxo de conquistar novos mercados continua.

Por quê muitas empresas estão indo para o exterior?

Entre tantas respostas, a mais básica é não depender de apenas um mercado.

Os que estão presos as nossas fronteiras, estão limitados aos nossos consumidores, sazonalidade, recessões, turbulências, etc… assim, obviamente, quando alguém está em muitos países, os riscos diminuem.

Veja o caso da China. Disposta a se tornar o maior fabricante de veículos do mundo (está atualmente em segundo lugar, atrás apenas do Japão), investe pesadamente em seu mercado exterior, incentivando empresas, subsidiando negócios, conquistando terrenos importantes, sem se limitar apenas ao seu mercado. (ainda que seu mercado seja gigantesco).

Como parte dessa estratégia, está chegando em nosso país a maior montadora de veículos chinesa, a Chery.

Os preços praticados pela Chery não são os preços “populares da China”, mas, de qualquer forma, não são altos e claro, carros não podem chegar aqui por preços muito pequenos pois sofrem com os altíssimos impostos brasileiros. (Já escrevi sobre isso no “Por quê não baixar os impostos?

Em direção oposta, vemos casos de gigantes como a Vale, Odebrecht, Ambev, Embraer, Sadia-Perdigão, entre outras, conquistarem importantes mercados no exterior. Aos poucos, muitas empresas estão se internacionalizando, mas será que isso só é possível aos grandes?

Tudo é proporcional a capacidade financeira de cada empresa.

Os gigantes investem quantias enormes, os pequenos, quantias menores, mas o importante é investir, ainda que seja seu tempo, e isso um dia fará a diferença.

Já que o foco de uma empresa é vender, o princípio não se altera, seja em seu próprio mercado, ou no exterior.

Ao invés de investir milhões para preparar a empresa e depois encontrar o cliente, é possível encontrar o cliente, conversar, sondar, propor e aos poucos preparar a empresa, com um ou vários potenciais compradores.

Em uma ocasião, prestei consultoria para uma empresa média que tinha um enorme potencial de exportação, ainda que fosse extremamente reticente em investir no exterior e colher a longo prazo.

Nessa ocasião, preferi fazer uma extensa pesquisa de mercado e mostrar todo o potencial, indicar negócios, parceiros e desenvolver projetos voltados para os mercados internacionais, específicos para cada país que eu tinha como alvo. Ainda que pareça que é um longo trabalho (e realmente é), o custo não é inviável e mostra, mais do que o quanto ganhará, o quanto se está perdendo, esse é um argumento favorável a favor da exportação.

Conquistar mercados internacionais não é custo e sim, lucro! Se não houver lucro, não vale, se não vale, não faça…

Conheço diversos meios, baratos e eficientes para entrar em vários países. Esteja certo que não sou o único, assim, você deveria pensar seriamente em internacionalizar seus negócios.

Imitar os grandes, dando os passos conforme as tuas condições deveria ser um objetivo seu, sem pressa, com prudência e consciência, mas dê passos, pesquise, converse com quem entende de mercados internacionais, faça parcerias e inicie.

Espero que você tenha uma excelente surpresa para os seus negócios.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s