Você reconhece essa imagem?

No Post anterior, escrevi sobre a crise de identidade, tratando sobre as dificuldades em estabelecer uma imagem e não ter os parâmetros bem definidos.

Nessa mesma linha, quero escrever agora sobre uma empresa sólida, líder mundial e, também, com a necessidade de restabelecer a sua marca e redefinir a sua imagem.

Todos reconhecemos esse logotipo da foto, mas, chegou um momento onde o consumidor já não tinha com a empresa a mesma relação, já não reconhecia nessa imagem o que a empresa sempre quis passar. Era hora de se reinventar, assim, iniciaram um processo de consultoria definido com seis pontos chave:

1 – Estabelecer um novo foco:

O posicionamento de uma marca depende diretamente das metas da empresa. Por isso, antes de qualquer coisa, o primeiro passo é redefinir a missão e os objetivos da companhia.

Aplicação:

O McDonald´s tinha como meta ser a melhor rede de fast food do mundo. Essa missão foi substituída por uma nova, cuja proposta é oferecer ao cliente uma refeição prazerosa e divertida.

2 – Retomar a relevância da marca

É necessário priorizar alguns públicos e fazer mensagens específicas para eles. Em geral, não é eficiente tentar agradar a todos os tipos de consumidor da mesma forma.

Aplicação:

Os recursos do Mc Donald´s foram direcionados para três públicos: comida saborosa e divertida para crianças, alimentos saudáveis para jovens mães e refeição rápida para homens.

3 – Reinventar a experiência da marca

Um dos conceitos do marketing moderno prega que uma marca não representa só o produto ou serviço em si, mas as experiências e sensações que desperta.

Aplicação:

O Mc Donald´s trabalhou em duas vertentes: melhoria da qualidade dos produtos, com o lançamento de linhas mais saudáveis e aprimoramento do atendimento ao cliente.

4 – Concentrar-se em resultados

Obedecendo a três princípios básicos: definir objetivos concretos, criar programas de premiações por metas e realizar um plano de vendas e recompensas.

Aplicação:

A politica de remuneração dos executivos foi reformulada e a empresa criou um sistema de metas globais e locais para avaliar pessoas, produtos, preços e promoções.

5 – Reconstruir a confiança da marca

Para uma marca ganhar a confiança do cliente, a empresa precisa ter transparência e manter um padrão de comportamento coerente com as mensagens que transmite.

Aplicação:

Para se aproximar dos consumidores, a rede adaptou cardápios para diferentes regiões do mundo e criou campanhas para mostrar a qualidade e a confiabilidade das matérias primas.

6 – Adotar um discurso universal

Os valores básicos de uma marca tem de ser os mesmos em qualquer lugar e precisam ser periodicamente reajustados para evitar seu envelhecimento.

Aplicação:

Cada região em que o Mc Donald´s está presente continuou com liberdade para desenvolver campanhas locais, desde que estejam em sintonia com as orientações e os valores da matriz.

Veja, com esses dados acima, que mesmo uma empresa com o porte e reconhecimento do Mc Donald´s, não está livre de traçar novas estratégias e readaptar-se a constante mudança dos consumidores, assim, reciclar posturas e práticas é um princípio saudável e imprescindível para manter-se líder, seja em uma multi-nacional, ou em uma empresa muito pequena.

Os meios para se chegar a determinados fins diferem, mas as necessidades, aspirações e conceitos do consumidor independem de porte e investimento.

Todos tem uma imagem, sempre existe um produto e um conceito para ser estabelecido, então, como fazer?

Estude, pesquise, cerque-se de bons profissionais e faça da sua empresa, negócio ou mesmo, carreira, um produto vitorioso, só depende de você.

Fonte Base : Revista Exame

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