Inteligência e Frustração

Frustração_FriXedAirwave

Como você reage quando, em seu trabalho, após entregar aquele projeto que trabalhou por muito tempo, você é menosprezado e sente que não deram o valor necessário?

Como responde quando aquele seu colega não tão competente quanto você é promovido e você continua em seu posto?

Qual a sua reação quando um chefe direto não quer ouvir a sua ideia para melhorar a empresa, fazendo com que você se sinta impotente e ignorado?

Essas e milhares de outras situações são exemplos que acontecem, constantemente, em nossos dias de trabalho.

Você, eu e milhares de outras pessoas, estejam em que cargos estiverem ou posições ocuparem, sempre encontrarão um momento de frustração, seja com um colega de trabalho, um chefe, um fornecedor, acionista, etc…

Saiba que a sua chance de se tornar bem sucedido está diretamente relacionada com a tua capacidade de frustração.

Para o filósofo Sêneca, nossas reações indignadas no que se refere a frustrações não passam de atitudes infantis, que permanecem em nossa fase adulta.

Se você mora em São Paulo e sai todos os dias na pior hora do trânsito, sabe que irá encontrar um caminho parado, congestionado e estressante, por que então se irrita quando constata que é assim? Todos os dias são, o caminho nunca está livre, por que então não conviver da melhor forma com isso, sem achar que acontecerá um milagre e a pista que você ocupa estará livre?

Tais reações fazem parte da falta de inteligência emocional.

Quanto você pode controlar suas emoções?

Quanto você pode ser o chefe de você próprio, dominando seus sentimentos e lidando com as frustrações, sem explodir, sem ofender, sem se fechar?

Projetos idealizados, trabalhados e executados, as vezes, dão errado, mudam de rota, alteram seus cursos, o que não significa fim, apenas adaptação. Se você não souber como lidar com as situações inesperadas, será um eterno frustrado, inconformado e terá dificuldade em lidar com pessoas, trabalhos e a vida em geral.

Assim, viver sempre frustrado te fará se armar em todas as situações, fugir das novas, não se arriscar e, por consequência, tua carreira e projetos serão sempre tímidos e apagados, frágeis, como você.

Todos nos sentimos frustrados quando algo não sai como gostaríamos, o que não significa que é o fim e não exista nenhuma alternativa mais.

Essa é uma atitude que os principais empreendedores aprenderam a superar, dosando, na medida certa, a paciência, o inconformismo e a reação adequada, na hora exata.

Inteligência não é algo que se nasce, sendo inalterável, ainda que alguns nasçam com predisposição a lidar com frustrações, todos podem desenvolver, com a educação que recebem, a capacidade em lidar com os problemas.

Se você tem dificuldades em saber lidar com o inesperado, não se aventure em montar uma empresa e criar um negócio que invariavelmente te surpreenderá.

Para que algo seja bem sucedido é imprescindível estar preparado e, estar preparado é se adequar às condições de forma que você saiba como reagir até no inesperado, assim, todo inesperado, um dia, deixará de ser.

Prepare-se, leia, aprenda, sempre e aos poucos verá que na vida, assim como em seu trabalho, nada é totalmente novo e tudo, de certa forma, se repete.

Quanto menos você idealizar, de forma imprudente, menos se frustrará…

Quanto mais você idealizar, de forma produtiva e assertiva, mais se recompensará…

Sabe qual a justa media entre os dois?

O conhecimento… vista-se dele, beba-o, permanente, incansável e incessantemente, o resto, é consequência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s