Em que você é melhor?

Pensador

Pensamos em nossos estudos, planejamos nosso futuro, escolhemos nosso trabalho, muitas vezes, com base, em qual ganharíamos mais ou, em alguns casos, onde trabalhariamos menos.

 

Inicia-se uma universidade e toda carreira é direcionada para uma escolha e, sempre, com vista nas melhores oportunidades (financeiras) ou, carreiras que têm mais sucesso, baseando-se na quantidades de vagas disponíveis no mercado.

Mas a pergunta básica, que deveria ser a preliminar em qualquer escolha é, o que você faz melhor?

É a partir dessa resposta que devemos nos direcionar e nos aperfeiçoar.

A carreira deve ter base nos SEUS pontos fortes e não nos pontos fortes do mercado, no cenário atual ou futuro.

Essa base deve ser tanto da carreira, quanto do cargo dentro de uma empresa que você fizer carreira e, também, dentro de sua empresa.

Algumas empresas que vendem produtos de diversas categorias, em alguns momentos, alternam seus escopos iniciais, vagueiam em estradas sem horizontes definidos e, tudo, com base no que querem e pedem poucos clientes, ou, em alguns casos, no que o empresário visualiza que é promissor.

Me lembro de um caso em que uma empresa para qual prestei consultoria, estava, naquele momento, pensando em direcionar seu trabalho para atuar em um mercado totalmente oposto de sua estrutura, já que eles estavam no setor de confecção e queriam se direcionar para o alimentício. Seus argumentos eram "Ainda temos um certo capital que nos possibilitará investir nisso e todos os que vestem, comem, assim podemos aproveitar essa brecha do mercado."

Inicial e superficialmente, esse raciocinio poderia ter lógica, mas entrando mais a fundo, a realidade aparece e tudo se complica.

Para não ser muito extenso, algumas considerações devem ser pensadas. Existem concorrentes mais preparados, mais estruturados, mais experientes e conceituados, será que vale a pena se aventurar a construir tudo de novo?

Algumas empresas que vendem, dentro de um mesmo segmento, uma inifinidade de produtos, descaracterizam suas imagens e não tem a possibilidade de estabelecer seu nome, no mercado, como uma empresa forte onde atua.

Por que direcionar as estruturas de seus negócios, todos os profissionais e esforços em produtos que não são rentáveis e exigem muito?

Se a tua especialidade e força estão em um determinado produto, ainda que não seja o que mais você vende, se concentre nele, se aperfeiçoe nele, destaque-se nele, assim, você criará a imagem de uma empresa líder e insubstituível e ainda, certamente aumentará suas vendas.

Como profissional, qual o seu ponto forte e em que você se destaca e mais interessaria para as empresas?

Como empresa, crie a sua imagem e comercialize os produtos que você conhece, bem, oferecendo de forma mais completa e bem estruturada que a maioria de seus concorrentes.

Descubra seus maiores talentos, acreditando neles e direcionando as suas ações, sempre, relacionadas no que você é e pode fazer melhor e não no que se ganha mais.

Profissionais competentes e ações bem executadas têm bons resultados.

Trabalhos realizados com má vontade não vão além e um dia perecem.

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