Hora de agilizar e não procrastinar

Início de ano, depois de festas, descansos, bebidas e comidas, chega a hora de retomar a rotina.

Como pôr em prática todos os planos para 2010, sem adiá-los?

Procrastinação é, segundo o dicionário, o efeito de adiar uma ação.

Atire a primeira pedra quem nunca o fez.

A realidade é que tendemos a caminhar no sentido de adiar, o que é adiável e tentar antecipar, o que ansiamos que aconteça.

Quando a procrastinação é produtiva e quando é improdutiva?

Tudo se resolve com uma simples atitude, numerar as importância, ou seja, definir prioridades.

Quando você tem uma agenda que detalha os teus compromissos e executa as ações, como prioritárias e secundárias, tudo flui mais facilmente.

Tente qualificar tuas ações com lógica matemática de forma que o seu adiamento te trará lucro, ou prejuízo, de quanto ou que forma?

Para as execuções prioritárias, cumpra sem tentar refazer cálculos e considerações.

Para as secundárias, defina prazos de modo que em um momento também se tornarão prioritárias e terão que ser realizadas.

Em um momento, trabalhem desenvolvendo consultoria em uma empresa de confecção que estava cheia de problemas e complicações.

No primeiro dia de nossa consultoria, atendi mais de 30 credores… talvez você pense que eu havia marcado as reuniões, de fato isso foi acontecendo aos poucos, mas estes, do princípio, foram voluntariamente já que iam, permanentemente, na intenção de receber suas dívidas.

Por que isso acontecia?

Várias respostas podem ser dadas mas, a principal era, o líder da empresa, diante de tanta pressão, foi se tornando um procrastinador contumaz.

Dessa forma, os problemas que fatalmente teriam que se resolver e não se resolviam, iam se acumulando e em um determinado momento iriam explodir.

Tenha consciência que, quase tudo o que se adia, volta, com maior força e urgência, assim, o que você tentou evitar quando adiou voltará, com mais tamanho e impacto.

A minha intenção, ao escrever esse Post é alertar que processos devem ser executados, metas definidas e ações, medidas, para que os objetivos sejam alcançados sem tantas interferências.

Uma empresa é um organismo que necessita do funcionamento completo e inadiável, sob pena de que tudo se desconstrua.

Veja a sua empresa da mesma forma e faça com que todos os órgãos trabalhem, sincronizadamente, sem permitir que suas paralisações interfiram em todo o processo orgânico.

Não tem valor nenhum definir metas se você não tem processos para medi-las.

De nada servem projetos se não serão executáveis.

Simplifique processos, mire nos resultados e trace caminhos para chegar até eles, com todos, imbuídos da mesma idéia, praticantes do mesmo espírito e colha bons resultados, permanentemente.

Anúncios

4 comentários sobre “Hora de agilizar e não procrastinar

  1. Definir metas é necessário para alcançar objetivos, mesmo que em algum momento tenhamos que mudar de estratégia mas sem perder o foco.
    Leonardo, gostaria que publicasse mais matérias sobre gerenciamento de produção e produtividade, algumas estratégias, comunicação organizacional nessa área, etc.

    SUCESSO!

  2. Oi Wandeberg, vou escrever sobre isso também e, de ante mão, esse será um ano muito cheio para o Blog, com diversas novidades e transformações….. não deixe de estar sempre por aqui, acompanhando, abraço e sucesso!

  3. Ótimo post, para mim os melhores momentos do projeto são pensá-lo e concluí-lo, você me animou a correr contra o tempo e a reavaliar as prioridades.

    Abraço Leonardo.

  4. Então não perca a oportunidade Andresson, corra, realize, pondere, aja, no fim, tudo acontece.
    Abraço e volte sempre!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s