Planejamento não é Previsão

Conheço bons empresários que planejam pouco…

Conheço maus empresários que planejam demais…

Conheço os seus contrários também…

Existem diversos tipos de planejamento, alguns, analisam as situações que ocorrerão quando determinada ação for realizada, outros, tentam supor o caminho que o negócio fluirá quando executado, ai estão os maiores erros…

Até hoje não conheci um plano de negócios, sequer, que encontrasse na realidade o que estruturou no papel.

Alguns acreditam que seus projetos e negócios vão dar certo, muitas vezes têm razão, só que se esquecem que qualquer execução se relaciona com diversos fatores.

Entre imponderabilidades e imprevisibilidades, o que era para ser um caminho direto e contínuo certamente, de alguma forma, se desviará e assim, fatores impensados serão os que determinarão o resultado.

Tenha em mente que o que foi idealizado hoje, JAMAIS, valerá para amanhã.

Em princípio, você traçou várias estratégias, aos poucos, tudo irá se alterar de forma que a estratégia adotada na ocasião poderá divergir totalmente das idealizadas inicialmente, até o ponto em que você não reconheça mais a sua criação, ai entrará a sua capacidade de adaptação e, nesse ponto, você poderá questionar, vale a pena planejar?

O planejamento é um meio para você mentalizar situações, simular ações e definir os melhores caminhos, estratégias e execuções, o que será muito útil se realizado da melhor maneira, assim, você estará preparado para o novo e consciente que mudanças surgirão.

Assim, quando você desenvolver qualquer projeto, planeje nos máximos detalhes, simule situações variadas, ainda que te pareçam absurdas, imagine como reagiria se sucedessem.

Trace estratégias infinitas, quanto mais, melhor, não se limite ao plano A e B, vá além e, se puder, desenvolva o A, B, C, D, E, F… e assim vá…

Execute o melhor, de acordo com a situação do momento, ainda, que o momento seja  um meio para se medir a estratégia atual e não, necessariamente a futura.

Tenha consciência que um planejamento bem executado será o que mais se aproxima do resultado de fato, sem se preocupar em acertar em detalhes, todas as situações.

No mundo dos negócios não existe a necessidade de se prever, o mais importante é a capacidade de reagir diante do impensado.

Se administrar uma empresa fosse feito de fórmulas exatas e cálculos previsíveis, os maiores empresários seriam softwares desenvolvidos para este fim.

Lembre-se, quando algo sair diferente do que você idealizou (e esteja consciente que acontecerá), não tente entender onde você errou em seu plano e sim de que forma acertará diante da nova situação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s